sábado, 3 de abril de 2010

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais gostosas do ano e até quem está de regime dá suas escapulidas para comer chocolates.

Além dos ovos de Páscoa, essa época tem vários outros símbolos, que representam o principal significado dessa data: a ressureição de Jesus Cristo.

Muita gente já deve saber, mas vale a pena reforçar o que significa a Páscoa o que tem a ver o coelho, o ovo, o cordeiro e todos os outros símbolos.

Apesar de sempre ser lembrada pelos ovos de chocolate, a Páscoa é uma festa cristã que comemora a ressurreição do Cristo morto. Jesus, que foi crucificado (Sexta-feira Santa) e teve seu corpo colocado em um sepulcro, ressuscita dois dias depois, reunificando corpo e espírito. Os cristãos comemoram o dia mais santo desta religião indo às igrejas e procissões.

A palavra Páscoa tem origem hebraica, e vem de Pessach, que significa passagem. Para a religião judaica, a Páscoa tem um outro significado, e é comemorada há mais tempo, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Os judeus festejam a liberdade de seu povo da escravidão no Egito.

Este feriado é móvel no calendário; acontece no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril. A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e este meio tempo configura a quaresma.


Ovo de Páscoa
O ovo simboliza o nascimento, o surgimento da vida e a origem do mundo. Os chineses tinham o costume de presentear os amigos com ovos coloridos durante a Festa da Primavera, entre março e abril. Os ovos de galinha foram sendo trocados pelos de madeira, prata, ouro, até chegarem aos de chocolate.
Coelhos
Os animais são conhecidos pela alta fertilidade de suas fêmeas. As grandes ninhadas dos coelhos simbolizam a ressurreição, que é a nova vida. Apesar de não botar ovos, o coelho assumiu o papel de produtor e entregador de Ovos de Páscoa nas lendas populares.


A cruz
Representa o sofrimento do Cristo morto e sua ressurreição. Ela não é só o símbolo da Páscoa, mas do cristianismo e da fé católica.



O pão e o vinho
São a vida eterna. Corpo e sangue, respectivamente, de Jesus, oferecidos na última ceia aos seus discípulos.


O cordeiro
É Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou pelo seu rebanho.


O círio
Uma grande vela que se acende na "Aleluia" e quer dizer "Cristo, a luz dos Povos". Nela estão inscritos Alfa e Ômega, que significam "Deus é o princípio e o fim de tudo".



Colomba Pascal
Em forma de pomba, representa a vinda do Espírito Santo. Isso porque a Bíblia conta que, quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu como uma pomba.